sexta-feira, 20 de abril de 2012

Reciclagem de araque


Reciclagem de araque

É sabido por tantos quantos tenham massa cefálica que pra lograr-se êxito na reciclagem o material a ser reciclado deve estar o mais livre de impureza quanto possível for.
A alternativa de reciclagem de pré-escolas, creches e “donas do artesanato” não me parece muito boa do ponto de vista da re- “ciclagem” justamente pelo fato de pôr termo ao “ciclo”.

Uma garrafa PET após uma lavagem, moagem e extrusão pode ser utilizada para fazer resina, espuma de colchão, displays entre tantas outras coisas. Entretanto, a mesma garrafa após o violento toque de uma criança pré-escolar ou uma agressiva intervenção da vovó do artesanato interrompe seu ciclo forever.

Cola, glitter, arame, strass, areia, tinta acrílica, cola quente (que é outro polímero) etc. tudo pra embelezar um lixo e “reciclá-lo”. A palavra mais apropriada seria desciclar, mas o costume é dizer reciclar, justamente pra não pesar na consciência e dar um ar de utilidade aos “novos trecos”.

Essa mentalidade “filhos de Gaya” ocupa atualmente os bancos das igrejas e os mais inocentes corações. Remenda aqui, cola ali, disfarça acolá (1ª vez que uso essa palavra) e já temos um cristão novinho de novo. Reciclado.

Que foi que Jesus falou sobre vasilha de couro velho pra vinho novo? Como é que se remendava na roça calças velhas? Conceitos e processos tão antiquados quanto o cristianismo legítimo e ao mesmo tempo tão ignorados como esse mesmo cristianismo.

O evangelho é a notícia novinha de que tudo o que alguém podia fazer pra ser aceito por Deus, Jesus fez na cruz. E a notícia de que tudo o que alguém pode ser de Deus é filho. Deus não se faz nosso inimigo, juiz ou uma espécie de capeta divino. Só não podemos ser deuses (nem pra nós mesmos), mas de certo modo podemos ser até mais; posto que nada éramos e deu-nos o poder de sermos feitos Seus filhos, é claro os que em Seu Nome creem (Nome de Jesus Seu Filho Unigenito).

Para se fazer reciclagem do ser Humano há que se aniquilar o velho processo do remendo de odres. Vinho novo pessoal. Safra nova, fermentado e espumante. Podemos ser filhos de Deus. Basta crer, então o novo ciclo se dará de forma correta. Podemos ser garrafa nova na mesa da sociedade. Enrubrescer as faces de alegria, invadir lares de festa.

Estamos aqui pra isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário