segunda-feira, 9 de abril de 2012

Páscoa Cristã motivo de chacota


Os novos cristãos

Com tantas coisas com o que nos preocuparmos – como uma liderança que cobra para dar o que recebeu de graça – nos submetemos a esse tipo de liderança, engolimos tremendos camelos e nos gabamos por zelar e guardar a igreja de minúsculos mosquitos como “coelhinho da páscoa” e papai noel. Isso é uma tremenda desgraça.
Não houve em toda a história da trajetória do Filho de Deus aqui nesse planeta inimigo pior que os carolas e puritanos de seu tempo. Esse problema se estende pelos séculos por essa corrente chamada inda que de forma taxativa de “fundamentalistas”.
Não é sempre que um camelo é mais devastador e inconveniente que uma mosca, entretanto, no que tange à digestão é preferivel engolir algumas moscas que um camelo inteiro. Será que essa metáfora não é somente uma duplicação do “cisco” e a “trave”? Pessoas demasiadamente justas que retiram traças da casa de Deus mas que alimentam ratos e baratas no santo dos santos? Ou que lustram as taças e candelabros mas que perdem o livro da lei?
O problema principal da relação homem X bíblia (palavra de Deus) não está na interpretação pessoal da bíblia para a minha vida, está na transposição dessa “minha” interpretação para a vida coletiva; na forma como implanto tanto novas, como velhas convicções na sociedade.
Enquanto os cristãos, sobretudo evangélicos lutavam contra a “Nova Era”, os do movimento lutavam pelo planeta. Conclusão, 30 anos se passaram e agora estamos correndo atrás do vento que a Nova Era deixou atrás de si. Desde sempre deviamos saber que bom cristão não joga lixo no chão; mas é mais fácil combater na atmosfera pseudo-moral, pois se assim for eu sou padrão de perfeição.
Coelho e ovos de páscoa não têm mais o resultado herdado da cultura helênica; não são mais uma crença, são uma mera tradição. Diferentemente do nosso neo-paganismo cristão que adora seus pastores e lhes confere caráter ilibado tornando-os padrão de santidade e perfeição.
Árvore de natal, ovos de páscoa, dia das crianças e papai noel são claros a todos os olhos como motivos de comércio. Qualquer débil-mental sabe que são datas estratégicamente distribuídas ao longo da jornada da Terra em torno do sol (ciclo de 365 dias e 6 horas) para manter o fluxo do dinheiro e respiração dos burgos.
Combatemos os simbolos da páscoa, entretanto quem ditou o dia da páscoa? Combatemos o pinheirinho de natal, entretanto não lançamos mão do maldito chester e o levamos a uma favela para celebrar o nascimento do criador em meio aos pobres do nosso tempo – pois Jesus de Nazaré foi o pobre de seu tempo. Combatemos o Halloween como festa das bruxas, entretanto nunca instituimos o “dia dos mártires”- homens e mulheres queimados como bruxos e entre eles astronomos, inventores, sociólogos etc. Combatemos o “dia de nossa senhora”, mas não celebramos o dia de Nosso Senhor com o júbilo que deveríamos, com o entusiasmo que se Lhe deve; quase sempre é feito a meia-luz, portas fechadas e tom de velório. Ora, Este que morreu, ressurgiu e está em glória inacessível.
Meus caros carolas, povo safado com pinta de santo – pois todos somos safados, só não ostentamos todos o status de santo – esse puritanismo cafajeste que esmaga o pobre, omite a justiça, faz vistas grossas para o pecado, de nada serve. Arrependei-vos e crede no evangelho. Quem tem duas túnicas, reparta. Quem tem pão, não deixe o vizinho morrer de fome.

A sã doutrina é:

A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.
Tiago 1:27

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça.

Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.

Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês edificam os túmulos dos profetas e adornam os monumentos dos justos.

E dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no derramamento do sangue dos profetas’.

Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas.

Acabem, pois, de encher a medida do pecado dos seus antepassados!
Mateus 23:23-32

Nenhum comentário:

Postar um comentário