quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Rabino favelado

Por que um rabino? Como assim, um rabino fora-da-lei?
Simples. Nenhum rabino está acima da lei. Nenhum rabino é capaz de corresponder às expectativas da lei.
Eu, como réu confesso; ciente de minha total incapacidade de fazer por merecer mais amor de Deus; e outro tanto, incapaz de praticar algo que O faça me amar menos; me rendo à sua graça.
Por esta razão me lancei há no mínimo quarenta anos na jornada de rabi. Me pondo a seguir os passos do rabino andarilho Jesus de Nazaré.
Jesus de Nazaré, estava para os cidadãos de seu tempo como um mendigo está para os zumbis no século virtual. Com um diferencial: Podia não ter pouso para sua cabeça, mas seus pés receberam o fardo pesado que atormentava a cabeça daquela pecadora. Podia não ter dinheiro no bolso, no entanto as multidões em sua companhia de nada tinham falta. Podia não ter absolutamente nenhuma posse, mas a cruz que carregou, e que nem Sua era, nos proveu saúde, paz, absolvição, aceitação para com Seu pai.
Quem se atreve a dizer o que você há de fazer para herdar a vida eterna? Ouça o rabino favelado Jesus de Nazaré: "siga-me" Mat. 19:21
Note que no contexto Jesus percebe que um moço gostaria de estar à altura da "expectativa" de Deus, ao que lhe responde: "se queres ser perfeito, venda o que tem e dê aos pobres [...]". O que não responde à pergunta "o que faço para herdar a vida eterna?", pois Deus não espera que no céu entre mais que um ser humano perfeito; e Este já está lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário