sexta-feira, 22 de junho de 2012

FOREVER YOUNG


Forever young - Eternamente jovem

Existem músicas que tem a capacidade de encher meus olhos d'água e essa é uma das poucas.
Originalmente interpretada pela banda 80's chamada Alphaville, ficou mais famosa pelos intérpretes da banda Aha e chega aos nossos dias nas vozes de crianças pela propaganda da nova Pajero TR4 sob a máxima "se é 4x4 rejuvenesce.".
Trabalho excelente de marketing e que me faz chorar por dentro justamente porque meus dias de juventude se foram e me resta a morte. 
Essa propaganda levou minha alma pra o meu primeiro emprego, passando por Woodstock, primeiro dia de aula e outros eventos assim.
O que é triste é saber que os anos chegam, da chamada maturidade, e te ensinam que coisas podem ser repetidamente tediosas. O sol nasce todas as manhãs. O galo canta por volta da 4:20 a.m. 6:15- café, 11:30- almoço, 16:00- chá da tarde e jantar às 19:00. Tudo igual.
Quando éramos crianças era dessa forma? Os almoços, os “cafés-da-manhã”, enfim, as refeições não nos davam a sensação de estar-nos tomando a vitalidade e roubando vida. Tempo, horário, cronos; aliás, Chronos na mitologia grega é o que realmente se instaura após o Caos, entretanto o caos é preexistente e Chronos gerado.
Para crianças, tanto cronos como caos são realidades de adultos. Para os adultos os dois se completam; cronos gerando caos e caos gerando ordem.

Examinei a letra dessa música e tracei duas linhas de raciocínio para expor. A primeira é que desde seu autor, que era budista, passando por frases como “o paraíso pode esperar” e chegando à conclusão trágica “não temos o poder” – sobre nossas vidas; concluimos que há uma luta para se aproveitar essa terra o quanto possível. O paraíso nunca ouviu, nem viu o que temos por aqui. Essa é a impressão que o poeta me deu.
A segunda linha de raciocínio, muito mais perigosa é semelhante à primeira. Quero ficar pra sempre aqui. Fosse na era da inquisição esse poeta estaria estacado nalguma praça sob ele um monte de palha e gravetos. Onde já se viu; o céu é o nosso lugar...
Quando ponho meus óculos espirituais – bíblia- vejo um Deus que faz com que coisas corriqueiras sejam feitas singulares. Cada por-do-sol, cada amanhecer; cada galaga às 4:20, cada vez que tomo banho. Deus é aquele pai que vê seus bebezinhos se banhando pela primeira vez sozinhos; todo santo dia. Ele não se enjoa.
Penso que quando Deus nos olha, não lá de cima, pois é um Deus pessoal; aqui de baixo mesmo; a cada um de nós, Ele pronuncia palavras muito semelhantes a essas: “o paraíso pode esperar”, não perco isso por nada.
Por outro lado, quando vai a um semáforo, e vê lá um dependente de drogas creio que se entristece porque não aprendemos nada com Seu filho. O poder não está nas nossas mãos mas podemos minimizar os efeitos de tal reflexão:
“Tantas aventuras não poderiam acontecer hoje
tantas canções esquecemos de como tocar
tantos sonhos estão surgindo do nada
deixemo-los se tornarem realidade.”

            O céu é a consequência, não o objeto. Deus e relacionamento com Ele deve ser nossa aspiração. Céu está pralém da morte. Então forever young...
            Quando descobrimos esses momentos repetidamente únicos, não se torna errada a expressão “eu quero ser jovem pra sempre”; pois Deus nos fez nesta terra; Deus nos fez desta terra. Quando olhamos para o que Deus fez e dizemos “o que está por vir pode esperar”, na verdade reproduzimos aquele singular sentimento “e viu Deus tudo o que havia feito e se agradou”.
            Entretanto quando olhamos para o que Deus fez e vimos nessa vida maluca uma chance de explorar o outro, reproduzimos o mais infeliz dos sentimentos; o egoísmo.
           
  Temos de aguardar a Sua volta, temos que prezar por Sua presença, temos que amar Sua amizade. Aí sim, o paraíso pode esperar pois, que é o paraíso em comparação a quem nos amou primeiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário